Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (preferencialmente), OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- Figuras/ imagens utilizadas - quando for o caso - ou são de autoria própria ou tem permissão, por escrito, do autor destas. (Favor enviar cópia)
Artigos (em Fluxo Contínuo)
Política padrão de seção
Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades
Avaliação duplo cega e apresentação do dossiê por editores associados.
Dossiê 22 - Coletivos culturais - resistências, disputas e potências
Avaliação duplo cega.
Dossiê 21: Trabalho cultural e pre carização
PragMATIZES faz avaliação duplo cego dos artigos, e tem por política que ao menos um dos autores de cada artigo tenha o título de Doutor.Dossiê 18: Representações da Violência na Literatura
A violência tem se apresentado como um tema recorrente em pesquisas de estudiosos das literaturas. Em virtude disso, o dossiê “Representações da Violência na Literatura”objetiva reunir e divulgar pesquisas acadêmicas sobre diferentes modalidades da violência refletidas em obras literárias de variadas épocas e nacionalidades, a partir de diversificados enfoques teórico-metodológicos.Para essa edição, convidamosdoutoresa enviarem trabalhos em português, no formato de artigo científico inédito.Os trabalhos recebidos serão revisados em ordem de submissão por uma comissão de pareceristas às cegas.
As submissões poderão ser feitas até o dia 30 de novembro de 2019, através da plataforma da revista.
Editores do dossiê: Eloísa Porto C. A. Braem e Paulo César S. Oliveira (UERJ)
Dossiê 11:Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares
O dossiê Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares busca ampliar a discussão a respeito das relações econômicas e políticas que articulam, limitam e reconfiguram as manifestações culturais populares, em especial as múltiplas expressões carnavalescas presentes na cultura brasileira e latino-americana. Estaremos recebendo contribuições que problematizem diferentes e diversificadas práticas carnavalescas a partir de variados enfoques, como o olhar da performance, da gestão e organização da festa, das políticas culturais, dos processos de patrimonialização, das trocas econômicas e simbólicas, da ocupação urbana, da relação com o território, entre outras abordagens estéticas e teóricas.Dossiê 10: Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América
O dossiê Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América se insere no conjunto de atividades que pesquisadores europeus e latino-americanos vêm desenvolvendo para afirmar esse campo de pesquisa e que tem na União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) sua principal instituição. Nesse sentido, estaremos recebendo contribuições que abordem a centralidade econômica e política que a comunicação e a cultura possuem na producão capitalista, centralidade esta que se revela de diversos modos: na transversalidade da cultura e da comunicação, na convergência tecnológica e na digitalização dos meios eletrônicos, na expansão e novas configurações das indústrias culturais e criativas, na privatização do conhecimento, no desenvolvimento de capital intangível, nas culturas digitais, entre outros modos.
Organização do Dossiê Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América:
Prof. Dr. Alexandre Barbalho
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.