Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Figuras/ imagens utilizadas - quando for o caso - ou são de autoria própria ou tem permissão, por escrito, do autor destas. (Favor enviar cópia)

Diretrizes para Autores

PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura (ISSN 2237-1508 on line). Publicação editada semestralmente desde 2011, vinculada ao Laboratório de Ações Culturais / LABAC, e ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades / PPCULT, ambos ligados à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Objetivos

Busca aprofundar as discussões teóricas necessárias a uma época em que tecnologia, cultura e arte se mesclam. Visa uma perspectiva interdisciplinar  da Cultura e da Arte consoante com as perspectivas contemporâneas. Volta-se, sobretudo, à comunidade acadêmico-científica estudiosa da Cultura. Tem por objetivo a divulgação de pesquisas no âmbito da cultura na América Latina através da publicação de pesquisas, comunicações e resenhas. originais e contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes e comunicações breves sobre temas relevantes e inéditos.  Sua estruturação geral abarca artigos temáticos submetidos de acordo com as chamadas públicas e convites especiais em diálogo com dossiês propostos; artigos de fluxo contínuo de temática geral; ensaios; e resenhas. Seu processo de avaliação é duplo cego, e sua plataforma digital é desenvolvida no sistema OJS.

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser submetidos exclusivamente através do endereço eletrônico da revista: http://periodicos.uff.br/pragmatizes/

Informações e pedidos adicionais devem ser enviados para o endereço de e-mail pragmatizes@gmail.com

Seções e Características

Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções:

  1. Originais -  contribuições de caráter descritivo e interpretativo, baseadas na literatura recente, bem como artigos sobre temas atuais ou emergentes e comunicações breves sobre temas relevantes e inéditos, obrigatoriamente de autoria de ao menos um/a pesquisador/a doutor/a e deve estar conter um máximo 8000  palavras – equivalentes, a apresentação proposta a aproximadamente 30 páginas.
  2. Resenhas – resenha crítica de livros acadêmicos científicos, publicados nos últimos três anos (máximo de 1200 palavras). Resenhas podem ser de autoria de pesquisadores mestrandos e/ou doutorandos.

[O limite de palavras inclui texto e referências bibliográficas (folha de rosto, resumos e ilustrações são consideradas à parte).]

Avaliação dos Manuscritos Volta-se, sobretudo, à comunidade acadêmico-científica estudiosa da Cultura.

Todos os artigos publicados são revisados por pareceristas resguardado o anonimato dos autores para uma avaliação mais acurada.

Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico.

No caso de trabalho submetido ser aceito para publicação, o autor terá um curto período para acatar as possíveis sugestões propostas pelos pareceristas (conforme formulário preenchido pelos avaliadores) e realizar eventuais correções. Em média, nosso tempo de editoração dura 2 meses.

Nosso formulário de avaliação busca verificar a adequação dos artigos quanto: ao título, ao resumo, à introdução, à metodologia, à figuras e tabelas (quando for o caso), à conclusão (em especial a partir dos objetivos do artigo). Outrossim, verifica-se se o trabalho é tecnicamente coerente e isento de erros conceituais, e se os objetivos estão definidos. Por fim, procura-se avaliar se as referências são pertinentes e abrangentes, e se então em consonância com as normas da ABNT (indicadas neste manual).

A avaliação por pares é condição necessária para a validação dos trabalhos acadêmicos submetidos para publicação em um periódico científico. As "Diretrizes Éticas para a Avaliação por Pares” de PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura estabelecem normas e princípios básicos aos quais os pareceristas devem aderir durante o processo de avaliação por pares. A avaliação entre pares objetiva a melhoria dos textos submetidos, através de sugestões, referências complementares e incentivos ao desenvolvimento das pesquisas e do conhecimento científico.

As diretrizes foram preparadas a partir das sugestões do Committee of Publications Ethics (COPE).

Ineditismo do Material e Responsabilidades

Todo material a ser submetido à revista PragMATIZES deverá ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado anteriormente nem submetido para publicação em outros periódicos.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

Direitos Autorais

Ao encaminhar um original à revista PragMATIZES, os autores concordam que - em sendo aprovado para publicação - os direitos autorais do artigo, incluindo os de reprodução em todas as mídias e formatos, ficam assim designados:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
  3. As provas finais não serão submetidas aos autores.
  4. As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
    .

Os artigos e demais escritos são disponibilizados nos formatos PDF e HTML a partir de sua publicação, podendo-se fazer download dos mesmos para repositórios institucionais e páginas pessoais, desde que com sua devida indicação bibliográfica.

Apresentação

Idioma: serão aceitas contribuições em português, espanhol ou inglês.

Geral: o original deve ser apresentado em espaço 1,5 linhas e submetido eletronicamente, fonte Arial tamanho 12, com margens superiores de 3,0 cm e as demais em 2,5 cm. Deve ser enviado com uma página de rosto, onde constará título completo (em português, espanhol e inglês – apresentando-se primeiramente na língua original do artigo), nome(s) do(s) autor(es), titulação do(s) mesmo(s) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) por extenso, com endereço de e-mail para contato com todos os autores e a identificação ORCID.

Ilustrações:  as figuras deverão ser enviadas em alta  qualidade. Aceita-se figuras coloridas mas salienta-se que em sendo publicada a revista em papel as mesmas serão convertidas para escala de cinza. Desta forma não serão aceitas referências às figuras por suas cores.

Gráficos e tabelas: é necessário o envio dos gráficos/tabelas também em alta qualidade. Solicita-se atenção para a questão de cores colocadas acima.

ATENÇÃO: somente pode-se publicar um gráfico/tabela se for do autor ou se houver a referência da fonte do qual foi retirado(a). No caso das ilustrações só pode-se publicar aquelas que tem autorização por escrito do seu autor, caso não seja o autor do artigo.

Resumos:  com exceção das contribuições enviadas à seção Resenha, todos os artigos deverão ter resumo na língua original e nas outras duas línguas básicas do periódico. Assim, por exemplo,  se o artigo for em português deverá trazer além do resumo em português, o resumen em espanhol e o abstract em inglês. Resumos/Resumen/Abstract não podem exceder 500 palavras.

Palavras-Chave (Palabras clave ; Keywords): três a cinco palavras-chaves e suas respectivas traduções nos demais idiomas deverão acompanhar os resumos, seguidamente ao resumo em determinada língua.

Referências:  as referências devem ser identificadas indicando-se autor(es), ano de publicação e  número de página, quando for o caso. Todas as referências devem ser apresentadas de  modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de  responsabilidade do(s) autor(es) e devem seguir o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exemplos

1. Livro:

CARVALHO FILHO, Felipe dos Santos. Cultura popular. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

2.  Capítulo de Livros:

RUIZ, Carlos; GOMES, Laura de Marco. Espacios para la cultura. In: GARCIA, Benedetta (org.). Cultura para la democracia en America Latina. Buenos Aires: Prometeo, 2001. p. 78–103.

3.  Dissertação e Tese:

RODRIGUES, Luiz Augusto F. A fantasia da modernidade: a falácia de um modelo único. (Doutorado em História) . Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1997.

4. Artigos

MORAES, Emir; FERREIRA, Rosa Gracia de Salles. As festas populares em João Pessoa e a participação popular. Revista de Cultura, Rio de Janeiro, ano 11, n. 24, p. 11-20, 30 jul. 2006.

5. Documentos eletrônicos

MINC – Ministério da Cultura (Brasil). Fundação Casa de Rui Barbosa - Projeto de Renovação Museográfica abre o programa de palestras e debates da FCRB em 2011. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/11/fundacao-casa-de-rui-barbosa-8/ . Acesso em: 11 mar. 2011.

Dossiê 22 - Coletivos culturais - resistências, disputas e potências

Avaliação duplo cega.

Artigos (em Fluxo Contínuo)

Política padrão de seção

Dossiê 21: Trabalho cultural e pre carização

PragMATIZES faz avaliação duplo cego dos artigos, e tem por política que ao menos um dos autores de cada artigo tenha o título de Doutor.

Dossiê 18: Representações da Violência na Literatura

A violência tem se apresentado como um tema recorrente em pesquisas de estudiosos das literaturas. Em virtude disso, o dossiê “Representações da Violência na Literatura”objetiva reunir e divulgar pesquisas acadêmicas sobre diferentes modalidades da violência refletidas em obras literárias de variadas épocas e nacionalidades, a partir de diversificados enfoques teórico-metodológicos.Para essa edição, convidamosdoutoresa enviarem trabalhos em português, no formato de artigo científico inédito.Os trabalhos recebidos serão revisados em ordem de submissão por uma comissão de pareceristas às cegas.

As submissões poderão ser feitas até o dia 30 de novembro de 2019, através da plataforma da revista.

Editores do dossiê: Eloísa Porto C. A. Braem e Paulo César S. Oliveira (UERJ)

Dossiê 11:Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares

O dossiê Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares busca ampliar a discussão a respeito das relações econômicas e políticas que articulam, limitam e reconfiguram as manifestações culturais populares, em especial as múltiplas expressões carnavalescas presentes na cultura brasileira e latino-americana. Estaremos recebendo contribuições que problematizem diferentes e diversificadas práticas carnavalescas a partir de variados enfoques, como o olhar da performance, da gestão e organização da festa, das políticas culturais, dos processos de patrimonialização, das trocas econômicas e simbólicas, da ocupação urbana, da relação com o território, entre outras abordagens estéticas e teóricas.

Dossiê 10: Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América

O dossiê Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América se insere no conjunto de atividades que pesquisadores europeus e latino-americanos vêm desenvolvendo para afirmar esse campo de pesquisa e que tem na União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) sua principal instituição. Nesse sentido, estaremos recebendo contribuições que abordem a centralidade econômica e política que a comunicação e a cultura possuem na producão capitalista, centralidade esta que se revela de diversos modos: na transversalidade da cultura e da comunicação, na convergência tecnológica e na digitalização dos meios eletrônicos, na expansão e novas configurações das indústrias culturais e criativas, na privatização do conhecimento, no desenvolvimento de capital intangível, nas culturas digitais, entre outros modos.

Organização do Dossiê Economia Política da Comunicação e da Cultura na Íbero-América:
Prof. Dr. Alexandre Barbalho

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.