“Elefantes nas salas” onde os públicos encontram a “ciência”?: Uma resposta a Darrin Durant, “Refletindo sobre a expertise: Wynne e a autonomia do público leigo”
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i36.a41577Palavras-chave:
Compreensão pública da ciência, saber leigo, saber perito.Resumo
O texto discute a questão da divergência entre o saber público e o saber perito, criticando o chamado “modelo de déficit público”, frequentemente adotado como esquema explicativo por órgãos científicos, políticos e empresariais. Em resposta à crítica de Durant, segundo quem o autor outorgaria um status de reflexividade aos atores leigos, destituindo os especialistas de sua própria capacidade reflexiva, o artigo sustenta que as habilidades de conhecimento, assim como as capacidades hermenêuticas coletivas e independentes de cidadãos, não respondem à ciência como nós a compreendemos, mas, sim, com seus próprios significados coletivos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.