“Elefantes nas salas” onde os públicos encontram a “ciência”?: Uma resposta a Darrin Durant, “Refletindo sobre a expertise: Wynne e a autonomia do público leigo”

Auteurs

  • Brian Wynne

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https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i36.a41577

Mots-clés:

Compreensão pública da ciência, saber leigo, saber perito.

Résumé

O texto discute a questão da divergência entre o saber público e o saber perito, criticando o chamado “modelo de déficit público”, frequentemente adotado como esquema explicativo por órgãos científicos, políticos e empresariais. Em resposta à crítica de Durant, segundo quem o autor outorgaria um status de reflexividade aos atores leigos, destituindo os especialistas de sua própria capacidade reflexiva, o artigo sustenta que as habilidades de conhecimento, assim como as capacidades hermenêuticas coletivas e independentes de cidadãos, não respondem à ciência como nós a compreendemos, mas, sim, com seus próprios significados coletivos.

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Biographie de l'auteur

Brian Wynne

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Numéro

Rubrique

Dossiê Temático