"We, The Black People": um percurso etnográfico sobre Direitos, Violências e Demandas públicas na Baía de São Francisco, Califórnia (EUA)

Autores

  • Flavia Medeiros Cientista Social (ICHF/UFF), Mestre e Doutora em Antropologia (PPGA/UFF). Pesquisadora do NUFEP/ NEPEAC/UFF e do NEIP. Atualmente é bolsista PNPD/CAPES no PPGA/UFF.

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41841

Resumo

Neste artigo irei refletir sobre o período de 12 meses que passei na Califórnia (EUA) para a realização do meu doutorado sanduíche. Descreverei alguns dos itinerários que percorri na tentativa de apreender certos aspectos da vida social dos mortos na região da Baía de São Francisco, particularmente daqueles vítimas de agentes estatais. Ao procurar mapear caminhos das vítimas de “police brutality” (brutalidade policial), fosse no sistema de justiça criminal ou nos circuitos de ativistas e políticos, encontrei-me com a centralidade histórico-social da “questão racial” naquele contexto. A morte do jovem Mario Woods, vítima letal do excesso de violência policial e as demandas por justiça relativas à sua morte, demonstram como as demandas públicas por “black lives matter” (vidas pretas importam) encontram e resistem às violências que atingem essas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

Medeiros, F. (2017). "We, The Black People": um percurso etnográfico sobre Direitos, Violências e Demandas públicas na Baía de São Francisco, Califórnia (EUA). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (41). https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41841

Edição

Seção

Olhares Cruzados