"We, The Black People": um percurso etnográfico sobre Direitos, Violências e Demandas públicas na Baía de São Francisco, Califórnia (EUA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41841Resumo
Neste artigo irei refletir sobre o período de 12 meses que passei na Califórnia (EUA) para a realização do meu doutorado sanduíche. Descreverei alguns dos itinerários que percorri na tentativa de apreender certos aspectos da vida social dos mortos na região da Baía de São Francisco, particularmente daqueles vítimas de agentes estatais. Ao procurar mapear caminhos das vítimas de “police brutality” (brutalidade policial), fosse no sistema de justiça criminal ou nos circuitos de ativistas e políticos, encontrei-me com a centralidade histórico-social da “questão racial” naquele contexto. A morte do jovem Mario Woods, vítima letal do excesso de violência policial e as demandas por justiça relativas à sua morte, demonstram como as demandas públicas por “black lives matter” (vidas pretas importam) encontram e resistem às violências que atingem essas vidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.