Assentamentos rurais, poder público local e a legitimação de novos beneficiários de política pública em um contexto municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41910

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Campanha, Sem-Terra, Comportamento Político, Reconheci- mento.

Resumo

Este artigo analisa as interdependências que se constituíram entre os beneficiários da política de assentamentos rurais e o poder público local em Santa Margarida do Sul, na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. O pano de fundo analítico é a questão da distribuição dos recursos de poder entre grupos establishment e outsiders, dado que os assentados foram inseridos recentemente como “estranhos” no município, em meio a fortes aversões quanto à política agrária. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo que consistiu de entrevistas e observação direta junto a agentes ligados a cargos públicos e políticos no município. Os resultados do artigo apontam como os agentes envolvidos construíram diferentes meios para que os assentados fossem incluídos como beneficiários dos recursos gerenciados no âmbito da prefeitura municipal. Por um lado, o reconhecimento de sua legitimidade como usuários de tais recursos ainda depende das latentes tensões quanto à política agrária na região. Por outro, os crescentes investimentos de candidatos a cargos da prefeitura em relação aos assentados representam redimensionamentos das relações de poder entre os grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francis Casagranda Zanella, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Mestre em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR/UFSM).

Marcos Botton Piccin, Universidade Federal de Santa

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Professor adjunto no Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e dos programas de Pós Graduação em Extensão Rural e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Casagranda Zanella, F., & Botton Piccin, M. (2019). Assentamentos rurais, poder público local e a legitimação de novos beneficiários de política pública em um contexto municipal. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (46). https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41910

Edição

Seção

Artigos