Assentamentos rurais, poder público local e a legitimação de novos beneficiários de política pública em um contexto municipal
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41910Palavras-chave:
Reforma Agrária, Campanha, Sem-Terra, Comportamento Político, Reconheci- mento.Resumo
Este artigo analisa as interdependências que se constituíram entre os beneficiários da política de assentamentos rurais e o poder público local em Santa Margarida do Sul, na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. O pano de fundo analítico é a questão da distribuição dos recursos de poder entre grupos establishment e outsiders, dado que os assentados foram inseridos recentemente como “estranhos” no município, em meio a fortes aversões quanto à política agrária. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo que consistiu de entrevistas e observação direta junto a agentes ligados a cargos públicos e políticos no município. Os resultados do artigo apontam como os agentes envolvidos construíram diferentes meios para que os assentados fossem incluídos como beneficiários dos recursos gerenciados no âmbito da prefeitura municipal. Por um lado, o reconhecimento de sua legitimidade como usuários de tais recursos ainda depende das latentes tensões quanto à política agrária na região. Por outro, os crescentes investimentos de candidatos a cargos da prefeitura em relação aos assentados representam redimensionamentos das relações de poder entre os grupos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.