“Não é Chá das 5”: dinâmicas de discussão e efeitos sociais do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cachoeiras de Macacu, RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41939Palavras-chave:
Participação Popular, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Política Agrícola.Resumo
Este trabalho visa à análise das dinâmicas de discussão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) do município de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. Para isso, atenho-me ao tema tratado nas reuniões, como o Programa Patrulha Mecanizada, programa instituído pela Secretaria Municipal de Agricultura e que objetiva a realização de obras e a oferta de serviços de maquinário agrícola para os produtores rurais. As discussões tratam da gestão do programa, da requisição de serviços pelos produtores rurais e da aquisição de maquinário agrícola pela administração municipal. Na análise desse tema percebo situações similares de debates, mas com distinções quanto aos meios e resultados, notadamente dos interesses postos em jogo, o que contrasta perspectivas de atendimento a produtores rurais com noções de “favorecimento”, “descaso” e “atendimento político”. A gestão do programa e o levantamento de demandas tornam a política agrícola inerente à secretaria e ao conselho, com a demarcação das responsabilidades para secretário municipal e para os conselheiros. A perspectiva de obtenção e uso dos maquinários incrementa essas responsabilidades ao serem atribuídos os bens, usos e seus beneficiários. Desse modo, a exploração das discussões empreendidas no CMDR demonstra a adequação de uma política agrícola de acordo com seus participantes e das perspectivas colocadas por eles em relação aos papéis dos atores e agentes mobilizados em tal debate.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.