“Não é Chá das 5”: dinâmicas de discussão e efeitos sociais do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cachoeiras de Macacu, RJ

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41939

Mots-clés:

Participação Popular, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Política Agrícola.

Résumé

Este trabalho visa à análise das dinâmicas de discussão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) do município de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. Para isso, atenho-me ao tema tratado nas reuniões, como o Programa Patrulha Mecanizada, programa instituído pela Secretaria Municipal de Agricultura e que objetiva a realização de obras e a oferta de serviços de maquinário agrícola para os produtores rurais. As discussões tratam da gestão do programa, da requisição de serviços pelos produtores rurais e da aquisição de maquinário agrícola pela administração municipal. Na análise desse tema percebo situações similares de debates, mas com distinções quanto aos meios e resultados, notadamente dos interesses postos em jogo, o que contrasta perspectivas de atendimento a produtores rurais com noções de “favorecimento”, “descaso” e “atendimento político”. A gestão do programa e o levantamento de demandas tornam a política agrícola inerente à secretaria e ao conselho, com a demarcação das responsabilidades para secretário municipal e para os conselheiros. A perspectiva de obtenção e uso dos maquinários incrementa essas responsabilidades ao serem atribuídos os bens, usos e seus beneficiários. Desse modo, a exploração das discussões empreendidas no CMDR demonstra a adequação de uma política agrícola de acordo com seus participantes e das perspectivas colocadas por eles em relação aos papéis dos atores e agentes mobilizados em tal debate.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Luciano Padilha Prazeres, Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF).

Publiée

2019-10-16

Numéro

Rubrique

Artigos