Capturas do sentir: dispositivos acerca da sensibilidade animal entre a Ciência e o Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41944

Palavras-chave:

Bem Comum, Direitos dos Animais, Senciência, Tecnologias de Governo.

Resumo

Partindo da recepção e divulgação do Manifesto de Cambridge, discuto a multiplicidade de atuações (MOL, 2007) das noções de senciência, sensibilidade e consciência a partir da alocação do dispositivo no código civil francês “em nome da sensibilidade dos animais”. Em seguida, discuto as noções de “bem comum”, “responsabilidade” e “felicidade” utilizadas por certos agentes em seus discursos a respeito da senciência e da sensibilidade. Nestas formas de produzir moralmente o mundo (FASSIN, 2012) identifico a promoção de novos imperativos morais ancorados em discursos emotivos sobre a apercepção transespécie da capacidade de sentir. Trata-se, assim, de um esforço interpretativo que objetiva tensionar as questões trazidas por meio de uma interseção dos debates da antropologia moral e antropologia das emoções para a discussão do campo das relações humano-animal e dos estudos em ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Scola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Antropologia Social (2017) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015). Atualmente, cursa o Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Scola, J. (2019). Capturas do sentir: dispositivos acerca da sensibilidade animal entre a Ciência e o Direito. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (46). https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41944

Edição

Seção

Artigos