Contexto e normatividade: a formação antropológica no Brasil e no exterior
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i45.a42004Palavras-chave:
Antropologia, Normatividade, Contexto Acadêmico, Brasil, Exterior, Campo Institucional Acadêmico.Resumo
Com base no meu próprio projeto de pesquisa mais amplo entre árabes, sobretudo refugiados (palestinos, sírios e iraquianos), no Líbano (2005-2010), Brasil (2011-2013), Dinamarca (2013-2015), Palestina e Áustria (2015-2019), este breve ensaio exploratório na forma de testemunho compara a pesquisa acadêmica e em especial o fazer antropológico, no Brasil e fora dele. Meu eixo principal de análise aqui é a relação entre contexto e normatividade acadêmica, que serve de base para discussões sobre o campo institucional da pesquisa antropológica no Brasil em perspectiva comparada e da normatividade do campo acadêmico em escala global. Além disso, contribui a informar e/ou preparar acadêmicos brasileiros para estágios de pesquisa no exterior, oferecendo conhecimento de base para ajustar currículos e expectativas para outros contextos para além do brasileiro.
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