Os frutos selvagens: etnocentrismo e æntropia em Lévi-Strauss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i49.a42066

Palavras-chave:

Lévi-Strauss, etnocentrismo, Diversidade cultural

Resumo

Em Tristes Trópicos, Lévi-Strauss faz uma analogia entre a civilização ocidental e a monocultura de beterrabas; a imagem contrasta com a quantidade e diversidade de sabores tropicais descritos no livro, análogo a uma diversidade cultural ainda visível nas Américas. A partir desta oposição, buscamos refletir sobre as forças de homogeneização e heterogeneização que estariam presentes nas relações entre as sociedades humanas, segundo o modelo de progresso descrito pelo autor em “Raça e História”. O objetivo é compreender o papel que o conceito de etnocentrismo desempenha nesta proposta, em seu desenvolvimento em “Raça e Cultura” e na obra de Lévi-Strauss de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Macedo, E. S. (2020). Os frutos selvagens: etnocentrismo e æntropia em Lévi-Strauss. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (49). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i49.a42066

Edição

Seção

Artigos