Apresentação: Religiões afro-brasileiras e a expansão das fronteiras: desafios interpretativos sobre a produção do sagrado e das identidades religiosas na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42149

Palavras-chave:

Religiões afro-brasileiras, Produção do sagrado, Identidades religiosas.

Resumo

A organização deste dossiê foi motivada pelo interesse em analisar as especificidades que envolvem a expansão das religiões afro brasileiras em contextos sociopolíticos distintos, bem como os desafios teórico-metodológicos que surgem dessas pesquisas. Interessava-nos debater, a partir de pesquisas  empíricas, como as formas de expressão afro-brasileiras são criativamente produzidas e transformadas e compreender suas consequências político-religiosas. Tal perspectiva é fundamental para uma controvérsia acerca de sua permanência e reprodução no cenário contemporâneo brasileiro de ataques e perseguições a essas tradições, bem como problematizar o debate sobre o que seriam essas novas misturas de religiões, com destaque para o papel dos atores religiosos e como suas crenças e comportamentos afetam os contextos sociais estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Mendes de Miranda, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF; Bolsista de Produtividade 2 do CNPq; Pesquisadora dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC); Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Capes (Área de Antropologia/Arqueologia).

Joana Bahia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular e Procientista do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-UFRJ).

Roberta de Mello Corrêa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do Programa de Pós Doutorado (PNPD) da Capes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA UFF). Pesquisadora do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal Fluminense (NUFEP-UFF) e do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC).

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Miranda, A. P. M. de, Bahia, J., & Corrêa, R. de M. (2020). Apresentação: Religiões afro-brasileiras e a expansão das fronteiras: desafios interpretativos sobre a produção do sagrado e das identidades religiosas na contemporaneidade. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (48). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42149

Edição

Seção

Dossiê Temático