Apresentação: Religiões afro-brasileiras e a expansão das fronteiras: desafios interpretativos sobre a produção do sagrado e das identidades religiosas na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42149Keywords:
Religiões afro-brasileiras, Produção do sagrado, Identidades religiosas.Abstract
A organização deste dossiê foi motivada pelo interesse em analisar as especificidades que envolvem a expansão das religiões afro brasileiras em contextos sociopolíticos distintos, bem como os desafios teórico-metodológicos que surgem dessas pesquisas. Interessava-nos debater, a partir de pesquisas empíricas, como as formas de expressão afro-brasileiras são criativamente produzidas e transformadas e compreender suas consequências político-religiosas. Tal perspectiva é fundamental para uma controvérsia acerca de sua permanência e reprodução no cenário contemporâneo brasileiro de ataques e perseguições a essas tradições, bem como problematizar o debate sobre o que seriam essas novas misturas de religiões, com destaque para o papel dos atores religiosos e como suas crenças e comportamentos afetam os contextos sociais estudados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.