Missões religiosas e políticas identitárias: o caso das missões consolatinas no Quênia e em Roraima

Autores

  • Melvina Afra Mendes de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a42160

Palavras-chave:

movimentos étnicos, missionários da Consolata, Macuxi, Kikuyu.

Resumo

Neste artigo pretende-se discutir a elaboração de novas formas de alteridade a partir da interconexão entre a organização de grupos que se representam e/ou são representados como étnicos, a formulação de conceitos de etnia e as políticas públicas instituídas por pressões de movimentos sociais e/ou internacionais. Isso será feito tendo por base parte da bibliografia produzida sobre o tema, bem como dados empíricos advindos de pesquisa realizada sobre as relações entre uma congregação missionária católica e os índios Macuxi, no Brasil, e entre esta mesma congregação e os Kikuyu, no Quênia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melvina Afra Mendes de Araújo

Antropóloga, docente da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Pesquisa – Cebrap. Dentre suas publicações destacam-se os livros Das ervas medicinais à fitoterapia e Do corpo à alma: missionários da Consolata e índios Macuxi em Roraima e o artigo “Between Mission, Myths and Tradition. The Production of Texts by and about the Macuxi in Contemporary”, publicado pela Social Sciences and Missions.

Downloads

Como Citar

Araújo, M. A. M. de. (2012). Missões religiosas e políticas identitárias: o caso das missões consolatinas no Quênia e em Roraima. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (31). https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a42160

Edição

Seção

Artigos