Missões religiosas e políticas identitárias: o caso das missões consolatinas no Quênia e em Roraima

Autores

  • Melvina Afra Mendes de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a42160

Palavras-chave:

movimentos étnicos, missionários da Consolata, Macuxi, Kikuyu.

Resumo

Neste artigo pretende-se discutir a elaboração de novas formas de alteridade a partir da interconexão entre a organização de grupos que se representam e/ou são representados como étnicos, a formulação de conceitos de etnia e as políticas públicas instituídas por pressões de movimentos sociais e/ou internacionais. Isso será feito tendo por base parte da bibliografia produzida sobre o tema, bem como dados empíricos advindos de pesquisa realizada sobre as relações entre uma congregação missionária católica e os índios Macuxi, no Brasil, e entre esta mesma congregação e os Kikuyu, no Quênia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Melvina Afra Mendes de Araújo

Antropóloga, docente da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Pesquisa – Cebrap. Dentre suas publicações destacam-se os livros Das ervas medicinais à fitoterapia e Do corpo à alma: missionários da Consolata e índios Macuxi em Roraima e o artigo “Between Mission, Myths and Tradition. The Production of Texts by and about the Macuxi in Contemporary”, publicado pela Social Sciences and Missions.

##submission.downloads##

Como Citar

Araújo, M. A. M. de. (2012). Missões religiosas e políticas identitárias: o caso das missões consolatinas no Quênia e em Roraima. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (31). https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.0i31.a42160

Edição

Secção

Artigos