Entre crimes, documentos e corpos custodiados: as rotinas de trabalho na Central de Audiências de Custódia do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a45514Palavras-chave:
Audiência de Custódia, Etnografia, ConflitoResumo
Este trabalho é uma descrição e análise das rotinas de trabalho dos profissionais envolvidos na preparação e execução das audiências de custódia na Central de Audiências de Custódia do Rio de Janeiro, situada na Favela do Arará, em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro. Por meio do trabalho de campo e da observação participante, compilamos e interpretamos os dados etnográficos, produzidos entre 2018 e 2019, à luz dos estudos sobre cultura jurídica no Brasil. O objetivo foi compreender as motivações desses profissionais – a partir de suas vinculações institucionais e interesses pessoais –, as suas percepções e os efeitos que produzem nas audiências de custódia. Neste artigo, trabalhamos com as rotinas de produção documental e as defesas pública e privada em perspectiva comparada. Por fim, como as relações entre o crime, os documentos e o corpo do custodiado, apresentados juntos na audiência, compõem o repertório do juiz para a decisão que pode variar, ainda que se trate da mesma tipificação penal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antropolitica - Revista Contemporanea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.