Política e subjetivação no contexto da reforma psiquiátrica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a45871

Palavras-chave:

Política, Subjetivação, Psicanálise, Reforma Psiquiátrica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar modos específicos de concepção e produção da política e subjetivação a partir de dois campos de pesquisa etnográficos. O primeiro está relacionado à produção e transmissão do saber em uma instituição de formação lacaniana que orienta psicanalistas na construção de formas específicas de subjetivação. O segundo expõe os efeitos dessa construção de subjetivação na prática de cuidado em um Serviço Residencial Terapêutico. A ideia principal é apreender o modo como psicanalistas e demais profissionais envolvidos nessa rede de assistência acionam uma ideia de política para justificar ações de cuidado formuladas a partir de noções de singularidade e responsabilização dos sujeitos. Ao considerarmos os efeitos da Reforma Psiquiátrica nos contextos etnografados, buscamos evidenciar como saberes e tecnologias produzem política, modos de subjetivação e o manejo da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Araujo Antonio, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.

Lecy Sartori, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Antonio, M. C. A., & Sartori, L. (2022). Política e subjetivação no contexto da reforma psiquiátrica no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a45871

Edição

Seção

Artigos