Política e subjetivação no contexto da reforma psiquiátrica no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a45871

Palabras clave:

Política, Subjetivação, Psicanálise, Reforma Psiquiátrica

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar modos específicos de concepção e produção da política e subjetivação a partir de dois campos de pesquisa etnográficos. O primeiro está relacionado à produção e transmissão do saber em uma instituição de formação lacaniana que orienta psicanalistas na construção de formas específicas de subjetivação. O segundo expõe os efeitos dessa construção de subjetivação na prática de cuidado em um Serviço Residencial Terapêutico. A ideia principal é apreender o modo como psicanalistas e demais profissionais envolvidos nessa rede de assistência acionam uma ideia de política para justificar ações de cuidado formuladas a partir de noções de singularidade e responsabilização dos sujeitos. Ao considerarmos os efeitos da Reforma Psiquiátrica nos contextos etnografados, buscamos evidenciar como saberes e tecnologias produzem política, modos de subjetivação e o manejo da população.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Carolina Araujo Antonio, Universidade Estadual de Londrina

    Bacharel e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.

  • Lecy Sartori, Universidade Federal de São Paulo

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Publicado

2022-04-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Política e subjetivação no contexto da reforma psiquiátrica no Brasil. (2022). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a45871