Desafios metodológicos para uma etnografia de arquivos: escavando arquivos pós-coloniais em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a49342Palavras-chave:
Arquivos, Moçambique, Etnografia, Pós-ColonialResumo
Neste ensaio, apresento uma reflexão sobre os desafios metodológicos para a realização de uma etnografia de arquivos a partir do relato reflexivo de uma experiência de pesquisa em dois arquivos institucionais moçambicanos – o Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) e o Centro de Documentação e Formação Fotográfica (CDFF). A partir de uma descrição de itinerários trilhados ao longo da investigação, analiso os procedimentos metodológicos desenvolvidos no trabalho de campo em arquivos. Ao tratar o arquivo como espaço vivo e dinâmico, de contestação e disputa, examino as disposições contextuais e políticas que operam nesses espaços, a fim de tensionar os marcos epistemológicos hegemônicos que enquadram o arquivo como local de salvaguarda da história. O objetivo é problematizar desafios, impasses, potencialidades e implicações de algumas táticas de pesquisa em arquivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna Triana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.