Desafios metodológicos para uma etnografia de arquivos: escavando arquivos pós-coloniais em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a49342Palavras-chave:
Arquivos, Moçambique, Etnografia, Pós-ColonialResumo
Neste ensaio, apresento uma reflexão sobre os desafios metodológicos para a realização de uma etnografia de arquivos a partir do relato reflexivo de uma experiência de pesquisa em dois arquivos institucionais moçambicanos – o Arquivo Histórico de Moçambique (AHM) e o Centro de Documentação e Formação Fotográfica (CDFF). A partir de uma descrição de itinerários trilhados ao longo da investigação, analiso os procedimentos metodológicos desenvolvidos no trabalho de campo em arquivos. Ao tratar o arquivo como espaço vivo e dinâmico, de contestação e disputa, examino as disposições contextuais e políticas que operam nesses espaços, a fim de tensionar os marcos epistemológicos hegemônicos que enquadram o arquivo como local de salvaguarda da história. O objetivo é problematizar desafios, impasses, potencialidades e implicações de algumas táticas de pesquisa em arquivos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Bruna Triana
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.