Política de formação de doutores no exterior e legitimidade da elite acadêmica no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a49785

Palavras-chave:

Antropologia das Elites, Elite acadêmica, Estado brasileiro, Mobilidade acadêmica, Cosmopolitismo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a conformação de uma elite específica no Brasil – doutores com formação internacional – frente ao cenário contemporâneo de redução de investimento público nas universidades e centros de pesquisa no país. O projeto de fazer parte de um seleto grupo de brasileiros que circula pelas principais universidades do mundo, fazendo pesquisa em grandes laboratórios com reconhecidos pesquisadores, tem sido confrontado com a pouca capacidade interna de integração destes pesquisadores após anos no exterior. A partir de uma pesquisa em desenvolvimento com pesquisadores que receberam bolsas de uma agência de fomento brasileira para realizar doutorado no exterior, parte-se da hipótese de que a elite acadêmica tem enfrentado dificuldades na construção de sua legitimidade, apesar do papel histórico que desempenhou na consolidação do Estado brasileiro. A despeito do prestígio que envolve tal tipo de mobilidade internacional, bem como a escala do investimento efetuado – tanto no que se refere aos recursos públicos quanto aos investimentos profissionais, emocionais e afetivos – estes pesquisadores indicam encontrar, em seu retorno ao Brasil, dificuldades de reinserção profissional e condições pouco favoráveis ao desenvolvimento de suas pesquisas. Compreendendo melhor este segmento específico dos acadêmicos brasileiros, pretende-se contribuir com o debate sobre as condições atuais da carreira científica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Francisco de Azevedo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com período sanduíche no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

Rogéria Campos de Almeida Dutra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Azevedo, L. F. de, & Campos de Almeida Dutra, R. . (2021). Política de formação de doutores no exterior e legitimidade da elite acadêmica no Brasil contemporâneo. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (53). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a49785

Edição

Seção

Dossiê Temático