Uma Brecha Crítica na “Cidade Garantida”? Espaços Intermediários e Arquiteturas de Uso
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a51079Palavras-chave:
Espaço urbano, A cidade garantida, Arquiteturas de uso, Sociologia pragmáticaResumo
Este texto consiste na análise de uma dinâmica subterrânea de resistência. Essa dinâmica não surge como uma máxima agressiva, mas sugere a afirmação de uma alternativa àquela que o urbanismo tenta – atualmente em uma escala internacional – controlar, regular e orientar, apoiando-se sobre o princípio de uma cidade garantida, a mesma que gostaria de assegurar a qualidade de suas características, afirmando estar preocupada em compartilhar formas de avaliação. Essa cidade daria, assim, a garantia do que se considera “geralmente” uma circulação fluida, uma qualidade patrimonial, uma boa variedade de comércios, serviços eficazes, um grau de rentabilidade satisfatório aos investimentos etc. Ao oferecer ao citadino um espaço de escolha, essas propriedades da cidade garantida contribuem para o empoderamento (empowerment) do indivíduo, destinado a encontrar os meios de reforçar suas capacidades de autodeterminação. No entanto, a formatação de um espaço referencial e informacional que sustenta a construção da cidade garantida, tende a lhe retirar algumas de suas qualidades sensíveis. A metrópole contemporânea altera, neutraliza e esteriliza os ambientes mais desqualificados, os menos traduzíveis, o gênero daqueles que poderiam dar às cidades uma profundidade perturbadora, tonalidades afetivas cambiantes e oportunidades do desvio sem referenciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marc Breviglieri; Yolanda Gaffrée Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.