Fofoca e relações entre parentes: um estudo etnográfico junto aos kariri-xocó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a51860

Palavras-chave:

Fofoca, Parentesco, Relacionalidade, Vida diária

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os processos de produção, reprodução e atualização das relações parentais entre os(as) Kariri-Xocó, comunidade indígena localizada no município de Porto Real do Colégio (AL), no vale do São Francisco. Centrado na temática da fofoca, aborda o papel que tal prática desempenha tanto no que se refere especificamente à produção de conflitos quanto à configuração das dinâmicas sociais em sentido mais amplo. Com base numa perspectiva etnográfica, o trabalho descreve e analisa alguns aspectos da gramática que estrutura as relações de parentesco locais, mostrando como, a depender da valoração que lhe é socialmente atribuída (isto é, se considerada boa ou ruim), a fofoca pode contribuir, seja para o espessamento ou a diluição de relacionalidades, seja para a dinamicidade, a reprodução e a atualização diária das relações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maiara Damasceno da Silva Santana, Universidade Federal da Bahia

    Pesquisadora. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Educação e graduada em Pedagogia e em Ciências Sociais também pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Fofoca e relações entre parentes: um estudo etnográfico junto aos kariri-xocó. (2022). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a51860