Fofoca e relações entre parentes: um estudo etnográfico junto aos kariri-xocó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a51860

Palavras-chave:

Fofoca, Parentesco, Relacionalidade, Vida diária

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os processos de produção, reprodução e atualização das relações parentais entre os(as) Kariri-Xocó, comunidade indígena localizada no município de Porto Real do Colégio (AL), no vale do São Francisco. Centrado na temática da fofoca, aborda o papel que tal prática desempenha tanto no que se refere especificamente à produção de conflitos quanto à configuração das dinâmicas sociais em sentido mais amplo. Com base numa perspectiva etnográfica, o trabalho descreve e analisa alguns aspectos da gramática que estrutura as relações de parentesco locais, mostrando como, a depender da valoração que lhe é socialmente atribuída (isto é, se considerada boa ou ruim), a fofoca pode contribuir, seja para o espessamento ou a diluição de relacionalidades, seja para a dinamicidade, a reprodução e a atualização diária das relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maiara Damasceno da Silva Santana, Universidade Federal da Bahia

Pesquisadora. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, mestra em Educação e graduada em Pedagogia e em Ciências Sociais também pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Santana, M. D. da S. (2022). Fofoca e relações entre parentes: um estudo etnográfico junto aos kariri-xocó. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a51860

Edição

Secção

Dossiê Temático