Fofoca e relações entre parentes: um estudo etnográfico junto aos kariri-xocó
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a51860Palavras-chave:
Fofoca, Parentesco, Relacionalidade, Vida diáriaResumo
Este artigo tem por objetivo compreender os processos de produção, reprodução e atualização das relações parentais entre os(as) Kariri-Xocó, comunidade indígena localizada no município de Porto Real do Colégio (AL), no vale do São Francisco. Centrado na temática da fofoca, aborda o papel que tal prática desempenha tanto no que se refere especificamente à produção de conflitos quanto à configuração das dinâmicas sociais em sentido mais amplo. Com base numa perspectiva etnográfica, o trabalho descreve e analisa alguns aspectos da gramática que estrutura as relações de parentesco locais, mostrando como, a depender da valoração que lhe é socialmente atribuída (isto é, se considerada boa ou ruim), a fofoca pode contribuir, seja para o espessamento ou a diluição de relacionalidades, seja para a dinamicidade, a reprodução e a atualização diária das relações.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Maiara Damasceno da Silva Santana
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.