“Um governo dedicado ao homem comum e seus valores”: a cultura como objeto da política na gestão Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a52002

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Governo Bolsonaro, Populismo Digital, Contrapúblicos

Resumo

Inspirado pelos estudos em antropologia das políticas públicas, o artigo discute sentidos impressos pelo governo de Jair Bolsonaro à gestão do setor produtivo da cultura. O objetivo é demonstrar a formulação de um sujeito ideal a quem seria destinado o conteúdo da política pública, e lançar luz sobre conflitos que essa operação instala em relação a categorias e circuitos interacionais que pautaram historicamente a governamentalidade da área. Investigamos essa problemática tendo como referência dois atores-chave da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, nativos de uma cena que se propõe a disputar os termos do debate público sobre as políticas para o setor. Com base na análise da formação de contrapúblicos, discutimos a atitude litigante que marca a produção da cultura como objeto da política no quadro do governo Bolsonaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva Vidal Cid, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Luiz Pereira Domingues, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado I do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leandro de Paula, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Cid, G. da S. V., Domingues, J. L. P., & Paula, L. de. (2022). “Um governo dedicado ao homem comum e seus valores”: a cultura como objeto da política na gestão Bolsonaro. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a52002

Edição

Seção

Dossiê Temático