“Um governo dedicado ao homem comum e seus valores”: a cultura como objeto da política na gestão Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a52002Palavras-chave:
Políticas Públicas, Governo Bolsonaro, Populismo Digital, ContrapúblicosResumo
Inspirado pelos estudos em antropologia das políticas públicas, o artigo discute sentidos impressos pelo governo de Jair Bolsonaro à gestão do setor produtivo da cultura. O objetivo é demonstrar a formulação de um sujeito ideal a quem seria destinado o conteúdo da política pública, e lançar luz sobre conflitos que essa operação instala em relação a categorias e circuitos interacionais que pautaram historicamente a governamentalidade da área. Investigamos essa problemática tendo como referência dois atores-chave da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, nativos de uma cena que se propõe a disputar os termos do debate público sobre as políticas para o setor. Com base na análise da formação de contrapúblicos, discutimos a atitude litigante que marca a produção da cultura como objeto da política no quadro do governo Bolsonaro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel da Silva Vidal Cid, João Luiz Pereira Domingues, Leandro de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.