“Um governo dedicado ao homem comum e seus valores”: a cultura como objeto da política na gestão Bolsonaro

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a52002

Mots-clés:

Políticas Públicas, Governo Bolsonaro, Populismo Digital, Contrapúblicos

Résumé

Inspirado pelos estudos em antropologia das políticas públicas, o artigo discute sentidos impressos pelo governo de Jair Bolsonaro à gestão do setor produtivo da cultura. O objetivo é demonstrar a formulação de um sujeito ideal a quem seria destinado o conteúdo da política pública, e lançar luz sobre conflitos que essa operação instala em relação a categorias e circuitos interacionais que pautaram historicamente a governamentalidade da área. Investigamos essa problemática tendo como referência dois atores-chave da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, nativos de uma cena que se propõe a disputar os termos do debate público sobre as políticas para o setor. Com base na análise da formação de contrapúblicos, discutimos a atitude litigante que marca a produção da cultura como objeto da política no quadro do governo Bolsonaro.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Gabriel da Silva Vidal Cid, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Luiz Pereira Domingues, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado I do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leandro de Paula, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publiée

2022-04-01

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático