Um antropólogo brasileiro nos Estados Unidos: Arthur Ramos e o curso sobre Raças e Culturas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a53957

Palavras-chave:

Arthur Ramos, Ensino da Antropologia, História da Antropologia, História das Ciências Sociais, Antropologia Brasileira.

Resumo

Arthur Ramos (1903-1949) foi um dos mais proeminentes antropólogos brasileiros da primeira metade do século XX, sendo um dos responsáveis pelo processo de institucionalização da antropologia no Brasil. Embora amplamente conhecido por sua atuação na Universidade do Brasil, na Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia, sua inserção no Departamento de Sociologia na Universidade Estadual de Louisiana nos Estados Unidos ainda é pouco debatido entre os antropólogos brasileiros. O presente artigo tem como objetivo analisar quais foram as condições de possibilidade para que Arthur Ramos pudesse oferecer e lecionar o curso “Raças e Culturas no Brasil”, nos EUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Oliveira, A. (2023). Um antropólogo brasileiro nos Estados Unidos: Arthur Ramos e o curso sobre Raças e Culturas no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a53957

Edição

Seção

Artigos