Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54262Palavras-chave:
Ensino de antropologia, Pandemia de covid-19, Inovações pedagógicas, Etnografia dos espaços virtuais.Resumo
O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Alberto Couceiro, Rodrigo Rosistolato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.