Estratégias didático-pedagógicas no ensino on-line de antropologia em contexto pandêmico

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54262

Mots-clés:

Ensino de antropologia, Pandemia de covid-19, Inovações pedagógicas, Etnografia dos espaços virtuais.

Résumé

O artigo analisa duas experiências de ensino de antropologia no formato on-line, demandado pelas condições sanitárias criadas pela pandemia de covid-19 no Brasil. São descritas as decisões institucionais de duas universidades federais brasileiras e as estratégias didático-pedagógicas de dois professores para garantir a qualidade de ensino de antropologia em um curso de ciências sociais e outro de pedagogia. Em ambos os casos, buscou-se garantir o ensino e a aprendizagem da teoria antropológica e dos aspectos inerentes à produção de conhecimento etnográfico, tomando os espaços virtuais e as produções artísticas em formato digital como objeto de reflexão por parte dos estudantes. O envolvimento dos alunos com os objetos analisados e a problematização de suas visões de si, em diálogo com os fenômenos sociais analisados no decorrer das disciplinas, foram os principais resultados de ambas as experiências. Argumenta-se que as inovações pedagógicas acarretadas pela pandemia tendem a permanecer e a compor o mosaico de estratégias de ensino e aprendizagem nas duas instituições.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Luiz Alberto Couceiro, Universidade Federal do Maranhão

Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Humanas (antropologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em sociologia com ênfase em antropologia pela mesma instituição.

Publiée

2022-11-03

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático