Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54933Palavras-chave:
Ensino de antropologia, Pensamento latino-americano, Unila, Podcasts.Resumo
Este trabalho partilha uma experiência de ensino vinculada à graduação em antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O componente curricular em questão, “Pensamento Antropológico na América Latina”, ministrado no terceiro ano do percurso formativo dos estudantes, tenta introduzir o debate a respeito das tradições antropológicas latino-americanas. Este texto foi escrito por dois professores que ministraram a disciplina em momentos distintos (entre 2014 e 2021), e traz consigo as etapas usuais de desenvolvimento da atividade de ensino, assim como as diferentes bases teórico-práticas para realizá-las. O ponto de partida são as experiências muito concretas dos docentes, com percurso definido em duas perspectivas distintas e articuladas: uma de alcance historiográfico e epistemológico, a outra de natureza metodológica e didático-pedagógica. Dessa forma, entendemos contribuir para a prática docente em antropologia e os debates teóricos em torno da formação em antropologia numa perspectiva contra-hegemônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anaxsuell Fernando da Silva, Andrea Ciacchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.