Saberes polifônicos: ensinar e produzir antropologia além-fronteiras

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54933

Mots-clés:

Ensino de antropologia, Pensamento latino-americano, Unila, Podcasts.

Résumé

Este trabalho partilha uma experiência de ensino vinculada à graduação em antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O componente curricular em questão, “Pensamento Antropológico na América Latina”, ministrado no terceiro ano do percurso formativo dos estudantes, tenta introduzir o debate a respeito das tradições antropológicas latino-americanas. Este texto foi escrito por dois professores que ministraram a disciplina em momentos distintos (entre 2014 e 2021), e traz consigo as etapas usuais de desenvolvimento da atividade de ensino, assim como as diferentes bases teórico-práticas para realizá-las. O ponto de partida são as experiências muito concretas dos docentes, com percurso definido em duas perspectivas distintas e articuladas: uma de alcance historiográfico e epistemológico, a outra de natureza metodológica e didático-pedagógica. Dessa forma, entendemos contribuir para a prática docente em antropologia e os debates teóricos em torno da formação em antropologia numa perspectiva contra-hegemônica.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Anaxsuell Fernando da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor de Antropologia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Andrea Ciacchi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Doutor em Estudos Ibéricos pela Universidade de Bolonha.

Publiée

2022-11-03

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático