A interseccionalidade para além da academia: a práxis crítica dos movimentos de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a55372Palavras-chave:
Interseccionalidade, Movimentos sociais, Direitos humanos.Resumo
Na obra Interseccionalidade (2021), Patricia Hill Collins e Sirma Bilge constroem um amplo quadro acerca da consolidação da ferramenta analítica, apresentando o que chamam de “práxis interseccional” através de exemplos de âmbito internacional. Além de discutirem o surgimento e o desenvolvimento do conceito, as teóricas fazem uso dele para elucidar questões contemporâneas de alcance global como justiça reprodutiva, violência de Estado e ascensão do populismo de extrema direita. Além de apresentar a relevância dessa obra, este texto busca inspirar outros possíveis e enriquecedores debates de temas atuais desenvolvidos por pesquisadores brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lunara Carolline Nascimento Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.