Perspectivas antropológicas sobre o trabalho: conceitos, abordagens clássicas e transformações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a55384

Palavras-chave:

Antropologia, Trabalho, Industrialização, Desindustrialização, Futuro do trabalho

Resumo

Neste artigo é apresentado um balanço sobre o conjunto de estudos sobre o trabalho, em especial, das abordagens antropológicas sobre o tema. O trabalho é um dos aspectos mais importantes da vida humana e é, ao mesmo tempo, produtor de sobrevivência, sistema de significados, moralidades e princípios organizadores da sociedade. Antropólogos estudam o trabalho em múltiplos contextos, desde sociedades pré-industriais a indústrias altamente tecnológicas. Algumas das questões centrais do estudo do trabalho estão ligadas ao modo como a revolução industrial molda relações entre casa e trabalho, reestruturando relações de gênero e parentesco e o uso do tempo. O processo de industrialização não se manifesta através dos mesmos padrões em contextos diferentes. A desindustrialização e a alta taxa de desemprego, por sua vez, levantam novas questões sobre o futuro do trabalho. Algumas das questões-chave para o campo da antropologia do trabalho inclui a divisão sexual do trabalho, as moralidades e identidades de grupos profissionais, motivações e formas de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eeva Kesküla, School of Humanities, Tallinn University

Professora associada na School of Humanities da Tallinn University. Doutora em antropologia social pelo Goldsmiths College da University of London e mestre pelo Department of Sociology and Social Anthropology da European University. 

Cristina Teixeira Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em antropologia pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia Contemporânea, pela Université Paris Descartes. 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Kesküla, E., & Marins, C. T. (2022). Perspectivas antropológicas sobre o trabalho: conceitos, abordagens clássicas e transformações. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(2). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a55384

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas