Perspectivas antropológicas sobre o trabalho: conceitos, abordagens clássicas e transformações
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a55384Palavras-chave:
Antropologia, Trabalho, Industrialização, Desindustrialização, Futuro do trabalhoResumo
Neste artigo é apresentado um balanço sobre o conjunto de estudos sobre o trabalho, em especial, das abordagens antropológicas sobre o tema. O trabalho é um dos aspectos mais importantes da vida humana e é, ao mesmo tempo, produtor de sobrevivência, sistema de significados, moralidades e princípios organizadores da sociedade. Antropólogos estudam o trabalho em múltiplos contextos, desde sociedades pré-industriais a indústrias altamente tecnológicas. Algumas das questões centrais do estudo do trabalho estão ligadas ao modo como a revolução industrial molda relações entre casa e trabalho, reestruturando relações de gênero e parentesco e o uso do tempo. O processo de industrialização não se manifesta através dos mesmos padrões em contextos diferentes. A desindustrialização e a alta taxa de desemprego, por sua vez, levantam novas questões sobre o futuro do trabalho. Algumas das questões-chave para o campo da antropologia do trabalho inclui a divisão sexual do trabalho, as moralidades e identidades de grupos profissionais, motivações e formas de resistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eeva Kesküla; Cristina Teixeira Marins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.