O pós-humanismo convidado ao jantar: explorando o potencial de uma perspectiva mais-que-humana em food studies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56141

Palavras-chave:

Food Studies, Pós-humanismo, Sistemas agroalimentares.

Resumo

O presente texto visa apresentar uma tradução para o artigo Posthumanism invited to dinner: exploring the potential of a more-than-human perspective in food studies, escrito por Sarah Elton, e publicado originalmente em língua inglesa. A autora tem como propósito, neste ensaio, incentivar pesquisadoras e pesquisadores da área dos estudos da alimentação a incorporar debates pós-humanistas em seus trabalhos, descentrando os humanos e contemplando os não-humanos. Um dos principais argumentos defendidos é o de que o pós-humanismo possibilita repensar a comida, ao romper com o modelo de consumo e de produção “de conquista”, o que permite que sejam desenvolvidas relações humano-natureza mais justas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Elton, Department of Sociology, Toronto Metropolitan University

Professora assistente no Department of Sociology da Toronto Metropolitan University. PhD pela Dalla Lana School of Public Health, University of Toronto, Social and Behavioural Health Sciences.

Janice Alves Trajano, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Antropologia Social e Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Elton, S., & Alves Trajano, J. (2023). O pós-humanismo convidado ao jantar: explorando o potencial de uma perspectiva mais-que-humana em food studies. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 55(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56141

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas