(Re)traçar a teoria ator-rede: um ensaio teórico-epistêmico-metodológico sobre lacunas e limitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56456

Palavras-chave:

Semiótica, Estruturalismo, Ontologia, Lógica, Antropologia.

Resumo

Com ênfase na questão ontológica e na polarização discursiva entre as correntes de pensamento semiótica e estruturalista, neste artigo, peça de concepção teórico-metodológica do seu trabalho de doutorado, o autor problematiza a Teoria Ator-Rede (TAR) a partir de críticas globais de outros autores colocadas em diálogo com controvérsias emergentes em sua pesquisa de mestrado. À luz da filosofia deleuze-guattariana e da ontologia analítica são feitas reflexões sobre os modos de produção do conhecimento no mundo ocidentalizado, que levam autores da TAR a considerar simetria, hibridismo, complexidade e multiplicidade na prática interna de seus estudos, mas corroborar oposições dicotomizadas e barreiras epistemológicas no campo amplo das ciências sociais. Postulam-se, então, outros termos e formas exploratórias que visam à expansão da TAR, na vertente da performatividade, a um estudo antropológico pleno – etnografia, etnologia e antropologia social –, de modo que se possa analisar as produções do ser-devir das realidades em suas possíveis multiplicidades e prováveis regularidades, considerando o tempo cotidiano das práticas e o tempo histórico dos fundamentos relacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guimarães, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Saúde Pública com ênfase em Ciências Sociais em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Guimarães, A. (2024). (Re)traçar a teoria ator-rede: um ensaio teórico-epistêmico-metodológico sobre lacunas e limitações. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 56(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56456

Edição

Seção

Artigos