Contribuição da ação coletiva para os processos de Educação Ambiental na gestão integrada dos bens comuns costeiros em Rocha, Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a65626

Palavras-chave:

Ação coletiva, Educação ambiental, Bens comuns, Diálogo de saberes e sistematização de experiências.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da caracterização de experiências de ação coletiva para a recuperação de bens comuns, suas contribuições para a educação ambiental e para a gestão integrada da zona costeira em Rocha, Uruguai. A partir da análise das informações primárias e secundárias revisadas, sistematizadas e trianguladas sobre as experiências pesquisadas, são identificadas seis dimensões, y sus categorias de análise. São a inscrição territorial que se refere à localização em relação ao trecho de costa registrado no terceiro nível de governo e os instrumentos de planejamento territorial. A temporalidade contabiliza o período de tempo desde a criação até a data de sua última atividade, as ações dadas pelos objetivos, atividades e resultados das experiências, os tipos de bens comuns que devem ser recuperados, os processos de EA que indicam o tipo de contribuições para alcançar a conscientização e construir a cidadania ambiental, e, finalmente, os processos de gestão dados pelas relações com outros atores sociais nas áreas de atuação envolvidas na gestão costeira de Rocha. Durante os dez anos estudados, foram encontradas contribuições valiosas para a educação ambiental nas experiências pesquisadas e analisadas. Os processos analisados apresentam, em sua maioria, tendências conservacionistas e pragmáticas, embora em vários casos tenham conseguido realizar trajetórias ou caminhos de educação ambiental a médio prazo. Muitos dos casos estudados introduzem visões críticas da educação ambiental na busca de soluções e queixas aos gestores, permitindo-lhes transcender o diagnóstico do problema. Mais de vinte das organizações dos grupos costeiros de Rocha foram encontradas em torno da recuperação de bens comuns. As dimensões e categorias geradas respondem às experiências enquadradas nos editais de recursos pesquisados, mas podem ser a base para revisão e ajuste no estudo de outras experiências de ação coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Natalia Verrastro Viñas, Centro Universitario Regional del Este

    Docente investigadora del Departamento Interdisciplinario de Sistemas Costeros y Marinos del Centro Universitario Regional del Este Universidad de La República. Magister en Manejo Costero Integrado Universidad de la República. Doctoranda del Programa de Posgraduacion Educación Ambiental Universidad Federal de Rio Grande Brasil.

  • Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande

    Profesora en el Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental de Universidade Federal do Rio Grande. Doctora en Educación Ambiental por la Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues. El cuestionario en una investigación cualitativa: reflexiones teórico-metodológicas. Revista de Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 11, p. 28-49, 2023. Disponible en: https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.467. Acceso en: 05 dic. 2024.

ARDOIN, Nicol; BOWERS, Alison; GAILLARD, Estelle. A systematic review of mixed studies of the outcomes of civic participation in environmental education. Research in Environmental Education, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 1–26, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.biocon.2019.108224. Acceso en: 20 mar. 2025.

BARBA, María. Límites e indefiniciones de la EA, un debate permanente. RES Revista de Educación social, [.s. l.], n. 28, 2019. Disponible en: https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/38549/Barba_Maria_Limites%20e%20indefiniciones%20de%20la%20educacion%20ambiental_unlocked.pdf?sequence=3. Acceso en: 05 dic. 2024.

BARCIA RIVERA, Laura. Ciudadanía ambiental ¿Desafío, herramienta o compromiso ético para la Educación Ambiental? Quehacer educativo, [.s. l.], p. 50-56, 2013. Disponible en: https://www.fumtep.edu.uy/didactica/item/download/816_a4c6a21acc5314c765ef577046e4c5bf. Acesso en: 19 jun. 2025.

BARCIA RIVERA INDARTE, María Laura. Los riesgos actuales de una Educación ambiental a-pedagógica, a-crítica y a-político. In: CONGRESO NACIONAL DE EDUCACIÓN AMBIENTAL PARA LA SUSTENTABILIDAD, 2., 2019, Cancún. Anais [...]. Cancún: ANEA, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350789998_Los_riesgos_actuales_de_una_Educacion_ambiental_a-pedagogica_a-critica_y_a-politica. Acceso en: 19 jun. 2025.

BARRAZA, Laura. La investigación educativa y su aplicación en la restauración ecológica. In: SÁNCHEZ, Óscar; PETERS, Roberto Márquez-Huitzil; VEGA, Ernesto; PORTALES, Gloria; VALDEZ, Manuel, AZUARA, Danae (ed.). Temas sobre restauracion ecologica. México: Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales: Instituto Nacional de Ecología, 2005. p. 57-66.

CALIXTO FLORES, Raul. Educación popular ambiental y resiliencia comunitaria ante el cambio climático. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [s. l.], v. 4, p. 1-15, 2022. Disponible en: 10.48075/ijerrs.v4i2.28792. Acceso en: 25 mar. 2025.

CARVALHO, Isabel. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.18675/2177-580X.2020-15126. Acceso en: 24 mayo 2025.

CRESWELL, John. Investigación cualitativa y diseño de investigación: Elegir entre cinco enfoques. 4. ed. [S. l.]: SAGE Publications, 2019.

CLEGG, Tamara; BOSTON, Villancico; PREECE, Jennifer; WARRICK, Elizabeth; PAUW, Daniel; CAMERON, Jacqueline. Community-Driven Adult Informal Environmental Learning: Using theory as a lens to identify steps toward awareness. Journal of Environmental Education, [s. l.], v. 51, p. 55–71, 2019. Disponible en: https://doi.org/10.1080/00958964.2019.1629380. Acceso en: 25 mar. 2025.

CONDE, Daniel. Costas. Montevideo: Comisión del Bicentenario, 2013. (Colección Nuestro Tiempo, n. 9).

FREIRE, Paulo. La pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra Nueva, 1970.

FORNI, Pablo; GRANDE, Pablo. Triangulación y métodos mixtos en las ciencias sociales contemporáneas. Revista Mexicana de Sociología, Ciudad de México, v. 82, n. 1, p. 159-189, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.22201/iis.01882503p.2020.1.58064. Acceso en: 25 mar. 2025.

GADINO Isabel; SCIANDRO José Luis; GOLDBERG Nathalie. Conflictos ambientales y participación social en torno al turismo residencial en Latinoamérica. Experiencias en Región Este, Uruguay. Investigaciones Geográfcas, Ciudad de México, n. 107, e60520, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.14350/rig.60520. Acceso en: 3 ago. 2025.

GARCÍA, Rolando. Interdisciplinariedad y sistemas complejos. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 66-101, 2011.Disponible en: https://www.relmecs.fahce.unlp.edu.ar/article/view/v01n01a04. Acceso en: 24 mayo 2025.

GERRING, John. Case research: principles and practices. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

GUTIÉRREZ AGUILAR, Raquel. Conocer las luchas y desde las luchas. Reflexiones sobre el despliegue polimorfo del antagonismo: entramados comunitarios y horizontes políticos. Acta Sociológica, [s. l.], n. 62, p. 11-30, 2013. Disponible en: https://www.revistas.unam.mx/index.php/ras/article/view/44097. Acceso en: 24 mayo 2025.

GUTIÉRREZ, Ana Laura; MORA, Flavio. El grito de los bienes comunes: ¿qué son? y ¿qué nos aportan? RCS Revista de Ciencias Sociales, San Pedro, n. 131-132, p. 127-145, 2011. Disponible en: https://doi.org/10.15517/rcs.v0i131-132.3898. Acceso en: 24 mayo 2025.

HELFRICH, Silke; HASS, Jorg. Genes, bytes y emisiones: acerca del significado estratégico del debate de los bienes comunes. In: HELFRICH, Silke (comp.). Genes, bytes y emisiones: bienes comunes y ciudadanía. México: Ediciones Böll, 2008. p. 311-328.

HERRERA FARFÁN, Nicolas Armando. Investigación-Acción Participativa (IAP). In: HERRERA FARFÁN, Nicolas Armando. Saber colectivo y poder popular. Tentativas sobre Orlando Fals Borda. Buenos Aires: Editorial el Colectivo, 2018. p. 77-98

KITZMANN, Dione; MOTA, Junior. Ambientalização sistêmica nas instituições de educação superior. In: FIGUEIREDO, Mara Lucia; GUERRA, Antonio Fernando Silveira; ANDRADE, Izabel Cristina Feijó de; LIMA, Lucia Ceccato de; ARRUDA, Marina Patrício de; MENEZES, Ricardo Marcelo de. Educação para ambientalização curricular: diálogos necessários. San José: ICEP, 2017. p. 182-194.

LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. Común. Ensayo sobre la revolución en el siglo XXI. Barcelona: Gedisa, 2015.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponible en: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acceso en: 24 mayo 2025.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental crítica e formação ecopolítica. In: MILANEZ, Felipe; NAVARRO TRUJILLO, Mina Lorena; ROCA-SERVAT, Denisse (coord.). Senti-pensarnos Tierra: educación ambiental y Ecología política en clave latinoamericana y del Caribe no. 10. Buenos Aires: CLACSO, 2022. p. 65-73.

LEFF, Enrique. Universidade, interdisciplinaridade e formação ambiental. In: LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 199–222.

LLOREDO ALIX, Luis. Bienes comunes. EUNOMÍA. Revista En Cultura De La Legalidad, Madrid, n. 19, p. 214-236, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.20318/eunomia.2020.5709. Acceso en: 24 mayo 2025.

MINAYO, María Cecilia de Souza. O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 9-29.

MINISTERIO DEL MEDIO AMBIENTE DE CHILE (Chile). Guía metodológica de Educación Ambiental para el Cambio Climático. Un abordaje didáctico para la gestión comunitaria. Chile: Ministerio del Medio Ambiente de Chile; Urugay: Ministerio de Educación y Cultura de Uruguay, 2022.

RED NACIONAL DE EDUCACIÓN AMBIENTAL PARA EL DESARROLLO HUMANO SUSTENTABLE. Plan Nacional Educación Ambiental (PlaNEA) – Documento marco. Uruguay: Ministerio de Educación y Cultura, 2014.

RESTREPO, Eduardo. Etnografía: alcances, técnicas y éticas. Popayán: Ed. Envión, 2016.

SANTANDER, Pedro. ¿Por qué y cómo hacer análisis de discurso? Cinta moebio, Santiago, n. 41,p. 207-224, 2011. Disponible en: http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2011000200006. Acceso en: 24 mayo 2025.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel (org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-46.

SAUVÉ, Lucie; SCOTT, William; TORRES CARRASCO, Maritza . El campo de la educación ambiental y los retos de la investigación: enfoques, perspectivas y proyeccionesreflexiones críticas. In: ZAPATA MÚNERA, Lucrecia (org.). Investigación y educación ambiental: apuestas investigativas pertinentes a los campos de reflexión e intervención en educación ambiental. Antioquia: Corantioquia, 2010. p. 13-23.

Sauvé, Lucie. Saberes por construir y competencias por desarrollar en la dinámica de los debates socio-ecológicos. Rev. de Inv. Educ., La paz, v. 6, n. 3, p. 65-87, 2013. Disponible en: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432013000300004&lng=es&nrm=iso. Acceso en: 23 abr. 2025.

SAUVÉ, Lucie. Educación Ambiental y Ecociudadanía: un proyecto ontogénico y político. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, Edição especial XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, p. 261-278, 2017. Disponible en: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7306. Acceso en: 20 abr. 2025.

SCHLOSBERG, David. Defining environmental justice: Theories, movements, and nature. Oxford: Oxford University Press, 2007.

SZEPHEGYI, María Noel; LOZOYA, Juan Pablo; DE ÁLAVA, Diego; LAGOS, Xavier; CAPORALE, Mariana; SCIANDRO, Joaquín; GÓMEZ, Alejandro; ECHEVARRÍA, Lucía; BERGOS, Lucía; SEGURA, Carolina; CARRO, Ignacio; VERRASTRO, Natalia; ROCHE, Ignacio; GÓMEZ, Martín; DELGADO, Eduardo; TEJERA, Rodrigo; CONDE, Daniel. Avances y desafíos de la gestión costera en Uruguay en la última década. Costas, [s. l.], v. esp., n. 1, p. 171–194, 2020. Disponible en: https://www.colibri.udelar.edu.uy/jspui/handle/20.500.12008/33790?mode=full. Acceso en: 24 mayo 2025.

VALENCIA-CONTRERA, Miguel Andrez. Actualización metodológica de revisiones integrativas: un énfasis en la calidad de los resultados. Salud, Ciencia y Tecnología, Buenos Aires, v. 2, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.56294/saludcyt2022171. Acceso en: 24 mayo 2025.

VILLADIEGO-LORDUY, Jorge; HUFFMAN-SCHWOCHO, Dennis; CORTECERO-BOSSIO, Adolfo; ORTIZ-SÁNCHEZ, Richard. Algunas consideraciones acerca de la educación ambiental no formal. Tecnología en Marcha, [s. l.], v. 27, n. 3, p. 136-146, 2014. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4896374. Acceso en: 24 mayo 2025.

WHEATON, Mele; ARDOIN, Nicole, BOWERS, Alison; KANNAN, Archana. Sociocultural learning theories for social-ecological change. Environmental Education Research, [s. l.], v. 30, n. 8, p. 1193–1210, 2024. Disponible en: https://doi.org/10.1080/13504622.2024.2347888. Acceso en: 24 mayo 2025.

YIN, Robert. Case study research: design and methods. 6. ed. Thousand Oaks: Sage Publishing, 2018.

Publicado

2025-08-03

Edição

Secção

Dossiê Temático

Como Citar

Contribuição da ação coletiva para os processos de Educação Ambiental na gestão integrada dos bens comuns costeiros em Rocha, Uruguai. (2025). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 57(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a65626