Uma antropologia transversal entre Moçambique e Portugal: para além dos sentidos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a64061

Palabras clave:

Médicos tradicionais, Curandeiros, Moçambique, Maputo.

Resumen

Esta resenha tem como finalidade apresentar o livro O cheiro de sangue de ovelha, do antropólogo Paulo Granjo, que apresenta, em forma de relato e conto, resultados de vários anos de convivência, trabalho e observação sistemática entre médicos tradicionais de Maputo, Moçambique. A leitura atenta do livro de Granjo nos faz perceber que, renunciando às formas mais convencionais de apresentar resultados de pesquisas antropológicas e seguindo uma prática também já consolidada na antropologia, o autor apresenta com riqueza de detalhes esse mundo pelo qual transitou e transita, evidenciando práticas e sentidos socialmente compartilhados pelos curandeiros e sua clientela, sem, contudo, confundir sua condição de outsider. Ao longo dos seis capítulos (distribuídos em 96 páginas) e do glossário cultural acrescentando ao final do livro, Granjo nos faz viver com ele medos, desconfianças, sentimentos e emoções diversas nas quais mergulhou, principalmente durante os ritos de cura aos quais se submeteu em Maputo e que culminaram no sacrifício ritual de uma ovelha presa às suas costas. As imagens possibilitadas pela escrita se fundem às 23 fotografias reproduzidas ao longo do texto, de modo que, mesmo conciso, o livro termina por assumir características de uma descrição densa do universo observado. Portanto, ao resenhar esta obra, esperamos despertar em futuros leitores e leitoras tanto o interesse quanto o reconhecimento da importância desta obra para a antropologia e para as Ciências Sociais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patrício Carneiro Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Professor Adjunto de Antropologia no Instituto de Humanidades da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutor em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil). Pós-Doutorando em Antropologia pela Universidad Veracruzana.

Referencias

GRANJO, Paulo. O cheiro do sangue de ovelha. Lisboa: Tinta-da-China, 2024.

DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Tradução de Mônica Siqueira Leite de Barros, Zilda Zaquia Pinto. São Paulo: Perspectiva, 2014. (Debates; 120).

Publicado

2025-03-06

Número

Sección

Resenhas

Cómo citar

Uma antropologia transversal entre Moçambique e Portugal: para além dos sentidos. (2025). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 57(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a64061