Apresentação: Por uma antropologia da vida condominial: tramas sociais do habitar contemporâneo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i3.a69642

Palabras clave:

Condomínio, Habitação, Cidades, Urbanização, Vida Cotidiana.

Resumen

Este artigo discute a relevância crescente dos condomínios como forma de habitar e fenômeno urbano contemporâneo. A expansão deste formato de empreendimento habitacional, promovido tanto pelo mercado privado quanto pelas políticas habitacionais, revela dinâmicas complexas que articulam fragmentação socioespacial, disciplinarização da pobreza e rearranjo das formas de sociabilidade. O objetivo central do dossiê apresentado por este artigo é compreender como diferentes configurações condominiais — que vão da Barra da Tijuca a Itaboraí, no Rio de Janeiro, passando por Brasília, São Paulo e também em produções audiovisuais de plataformas de streaming — expressam múltiplos sentidos do habitar contemporâneo. A metodologia de trabalho é predominantemente qualitativa e etnográfica, reunindo estudos de caso, análises de políticas públicas, observações de campo e análises de produções culturais. Os artigos articulam abordagens empíricas e teóricas a fim de examinar práticas cotidianas, relações de vizinhança, disputas simbólicas e o papel das redes digitais na construção dessas experiências. Os resultados investigativos evidenciam que os condomínios operam como microcosmos urbanos onde se entrelaçam regimes de autoridade, circuitos de reciprocidade, estratégias de resistência e projetos de distinção. Mais do que enclaves segregados, configuram espaços híbridos das cidades que revelam tensões entre fechamento e convivência, controle e autonomia, exclusão e pertencimento. Conclui-se que compreender o habitar contemporâneo nos exige olhar para as tramas sociais tecidas entre muros, telas e vizinhanças, reconhecendo o condomínio como um dispositivo privilegiado de análise sobre as transformações urbanas, os modos de vida emergentes e os desafios de viver nas cidades.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Caroline Martins de Melo Bottino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

  • Wellington da Silva Conceição, Universidade Federal do Maranhão

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Frank Andrew Davies, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

  • Mariana Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Antropologia pela University of Chicago, Estados Unidos. 

Referencias

BEM, Cleide Perito de. Casas, casebres e condomínios: segregação espacial e relações sociais nas formas de ocupação de São Braz, um bairro de Curitiba. São Paulo: Editora Dialética, 2024.

BEZERRA, Tainá Ometto. Estilo de vida e expansão urbana: um estudo sobre os condomínios horizontais de Piracicaba. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2014.

BOTTINO, Caroline Martins de Melo. “A vizinhança tá on”: sociabilidade em um condomínio clube nos subúrbios cariocas. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2025.

BRUM, Mario. Cidade Alta: História, memórias e estigma de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro. São Paulo: Ponteio Edições, 2012.

CALDEIRA, Teresa. Fortified enclaves: the new urban segregation. Public Culture, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 303–328, 1997.

CALDEIRA, Teresa. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: EdUSP, 2000.

CARDOSO, Adauto Lucio; MELLO, Irene De Queiroz e; JAENISCH, Samuel Thomas. A implementação do Programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: agentes, processos e contradições. In: AMORE, Caio Santo; SHIMBO, Lúcio Zanin; RUFINO, Maria Beatriz Cruz (org.). Minha casa... e a cidade? Avaliação do programa Minha Casa Minha Vida em seis estados brasileiros. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. p. 73-102.

CARVALHO, Monique Batista. Questão habitacional e controle social: A experiência dos parques proletários e a ideologia “higienista-civilizatória do Estado Novo”. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

CAVALCANTI, Mariana. À espera, em ruínas: urbanismo, estética e política no Rio de Janeiro da “PACificação”. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 191-228, abr./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7424. Acesso em: 10 out. 2025.

CONCEIÇÃO, Wellington da Silva. “Sossega, moleque, agora você mora em condomínio”: segregação, gestão e resistência nas novas políticas de moradia popular no Rio de Janeiro. Curitiba: Appris, 2018.

CONCEIÇÃO, Wellington da Silva. As políticas de moradia do PAC/PMCMV e os condomínios como dispositivos de controle e “pacificação”. In: LEITE, Márcia; ROCHA, Lia; FARIAS, Juliana; CARVALHO, Monique (org.). Militarização no Rio de Janeiro: da pacificação à intervenção. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. p. 129-141.

CUNHA, Juliana. Nossa casaca é dupla-face: dinâmica socioespacial e política local no processo de implementação do PAC e da UPP em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FERREREIRA DOS SANTOS, Carlos Nelson. Condomínios exclusivos: o que diria a respeito um arqueólogo? Revista de Administração Municipal, Rio de Janeiro, ano 28, n. 160, 1981.

FLUSTY, Steven. Building paranoia: the proliferation of interdictory space and the erosion of spatial justice. Los Angeles: School of Architecture and Urban Planning, 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2008.

GIFALLI, Samantha. A produção do espaço entre os muros da Colônia Juliano Moreira: a construção de um bairro na Baixada de Jacarepaguá. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

LEITE, Márcia Pereira; MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Violência, crime e polícia: o que os favelados dizem quando falam desses temas? In: MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. (org.). Vida sob cerco: Violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 47-76.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Ubu, 2017 [1950]. p. 191-308.

OLIVEIRA, Bruno Coutinho de Souza. Não tem essa de separação, aqui é tudo Complexo do Alemão! Uma etnografia dos espaços urbanos em um conjunto residencial no Rio de Janeiro. 2020. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

PATRIOTA DE MOURA, Cristina Patriota de. Condomínios e gated communities: por uma antropologia das novas composições urbanas. Anuário Antropológico, Brasília, v. 35, n. 2, p. 209-233, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4000/aa.970. Acesso em: 10 out. 2025.

PATRIOTA DE MOURA, Cristina Patriota de. Condomínios no Brasil Central: expansão urbana e antropologia. Brasília: Letras Livres: Editora UnB, 2012.

PETTI, Daniela Ramos. Perdi minha casa, agora tenho outra vida: uma etnografia sobre espaços, sujeitos e economias em um condomínio popular do Programa Minha Casa, Minha Vida. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

TRINDADE, Claudia Peçanha da. “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”: política pública e participação social no PAC Manguinhos – Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação de História Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

VALLADARES, Licia do Prado. Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

VALLADARES, Licia do Prado. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. In: BOSCHI, Renato Raul (org.). Corporativismo e desigualdade: A construção do espaço público no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo: IUPERJ, 1991. p. 81-112.

VELAZCO, Dafne. A trama das casas: mulheres e cotidiano na Cidade de Deus. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Publicado

2025-12-01

Número

Sección

Dossiê Temático

Cómo citar

Apresentação: Por uma antropologia da vida condominial: tramas sociais do habitar contemporâneo. (2025). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 57(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i3.a69642