Organizações internacionais como aparato de produção simbólica do Estado: o caso da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41912Keywords:
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Organização Internacional, Performance de Estado.Abstract
As organizações internacionais interestatais têm proliferado nas últimas décadas como um instrumento de governo apropriado para tratar questões definidas como de interesse público que atravessam as fronteiras nacionais historicamente estabelecidas. Sua constituição jurídica lhes assegura um lugar privilegiado como sujeitos de uma esfera pública internacional, enquanto a composição de um quadro burocrático próprio, de funcionários públicos internacionais que atuam especialmente através do desenvolvimento de projetos de cooperação, lhes confere caráter eminentemente técnico, autônomo e despolitizado. A partir da análise do processo de constituição e dos modos de operar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), única organização internacional sediada no Brasil, coloco em perspectiva tais imaginários difundidos acerca da forma “organização internacional”. Ao examinar a centralidade da produção discursiva e ritual em seu âmbito, acessada por meio de exame de documentos de caráter público e sigiloso, observo como seus enunciados, que aparentam conter compromissos do Estado para a consecução de finalidades específicas, podem ser entendidos como uma performance da própria capacidade estatal de enunciar domínios sobre territórios e populações, situando-os como parte da disputa pelo poder de definir destinos, sob o nome de “políticas”.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.