O passado sombreia o presente: o indigenismo autoritário na 8ª Assembleia de Chefes Indígenas de 1977 e suas permanências
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a53256Keywords:
Indígenas, Ditadura militar, Assembleias indígenas, AutoritarismoAbstract
Em 1977, realizou-se, em Ijuí (RS), a 8ª Assembleia de Chefes Indígenas, um importante acontecimento do Movimento Indígena no Brasil (MIB), que organiza e sistematiza suas ações exatamente durante a ditadura militar (1964-1985). A ata dessa assembleia, publicada no Boletim Informativo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), em 1977, evidencia as inquietações e temores, além de muita coragem e resistência, de lideranças indígenas que expunham impactos das ações do regime sobre suas comunidades e territórios. O objetivo central deste artigo é analisar as práticas autoritárias inerentes a esse período, especialmente em relação à movimentação indígena na luta por direitos e reconhecimento no ano de 1977. A pergunta que norteia a discussão e a análise é a seguinte: em que medida as lideranças indígenas apreenderam os impactos do autoritarismo sobre suas comunidades e como reagiram? Como objetivo secundário, mas não menos importante, intentou-se demonstrar, também como o resultado de toda a análise documental e reflexão bibliográfica realizada, o sombreamento autoritário do passado no indigenismo praticado pelo atual governo (2019-2022), através de dados extraídos da imprensa, da grande mídia àquela mais engajada com a causa indígena.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Poliene Soares dos Santos Bicalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.