Alimentação e relações intergeracionais em Cabo Verde: uma análise de práticas alimentares em um bairro periférico
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56143Keywords:
Cape Verde, Children, FoodAbstract
Este artigo é uma reflexão sobre a alimentação enquanto fenômeno social em Cabo Verde, arquipélago do oeste africano. Os dados analisados foram construídos a partir de uma etnografia e suas diversas ferramentas, dentre as quais ressalto a convivência prolongada com os sujeitos de pesquisa e a minha inserção no contexto social pesquisado. O objetivo é mostrar como o alimento é fundamental para a construção de redes de solidariedade e reciprocidade em um contexto de pobreza: a Zona, bairro onde a pesquisa foi realizada entre fevereiro e agosto de 2019 e fevereiro e março de 2020. Analiso as relações entre adultas e crianças para explorar também algumas classificações alimentares e as variações propostas pelas gerações etárias. Dedico uma parcela da análise a pensar o corpo e sua relação com as práticas de cuidado e com a alimentação, conforme concebidos na Zona. Concluo que pensar a alimentação olhando a partir da ótica das crianças e das relações que elas desenvolvem no cotidiano fornece novas possibilidades de se pensar esse fenômeno social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 André Omisilê Justino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.