Identidades urbanas na era da gentrification: Rio, Paris e Nova York
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2015.0i38.a41688Palabras clave:
Gentrification, Identidades urbanas, Rio, Paris, Nova York,Resumen
O presente artigo discute aspectos de três pesquisas etnográficas realizadas em Botafogo (Rio de Janeiro) e Place d’Aligre (Paris) pelo autor, tendo como caso empírico de comparação a etnografia de Tolonda Tolbert sobre Prospect Lefferts Gardens, no Brooklyn nova-iorquino. Todas as três áreas passam por agudos processos de gentrification, o que tem gerado conflitos e proporcionado inesperadas afirmações sobre identidades culturais relacionadas a territórios urbanos e bairros. Também discute a contribuição epistemológica dos Estudos de Cultura Urbana para a reflexão da cidade de pesquisas multidisciplinares, incluindo o campo das artes.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.