Política de facção e ruralidade em Puna jujeña, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.0i43.a41766Palabras clave:
facção, práticas políticas, trajetória política, estatalidades.Resumen
O artigo aporta à compreensão das especificidades da política em localidades rurais. A análise centra-se no processo de constituição de Fermín como o principal dirigente político de uma pequena localidade, as condições de emergência e reprodução da facção que ele conduz e as características que adquiriu a institucionalidade estatal no lugar a partir das ações dos membros da facção. A estratégia analítica e narrativa centra-se na trajetória de Fermín. Os depoimentos são contextualizados e interpretados vis-à-vis vivências, processos sociais e a posição ocupada pelos entrevistados na cena política local. O período de análise abarca do nascimento de Fermín, em 1950, até 2016. Dentre as conclusões destaca que a emergência e constituição de Fermín como liderança política ocorreram em relação com transformações institucionais, sociais e econômicas. Suas motivações para participar em política foram múltiplas e cambiantes e estiveram em relação a sua experiência de vida e a posição assumida em cada momento. O escasso capital político que as lideranças da localidade possuem na cena política provincial é uma característica estrutural que condiciona suas práticas políticas e suas projeções na jerarquia da politica partidária. No entanto, observa-se sua capacidade de agencia na resignificação e produção de instituições estatais, a partir da criatividade que oferece a sua experiência de vida e a influencia de visões e lógicas de ação que emanam de outras esferas sociais, como serem os âmbitos do desenvolvimento rural e das organizações indígenas.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.