“Inconfidência queijeira”: evoluções institucionais e práticas multiespécie na construção de um mercado de excelência para os queijos artesanais de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56112Palabras clave:
Mercados, Multiespécie, Maturação.Resumen
Este artigo é resultado de um trabalho etnográfico que analisa a construção de um mercado de excelência para os queijos artesanais fabricados em Minas Gerais. Seu objetivo é demonstrar como essa construção, que tem sido chamada de “Revolução Franco-Brasileira” ou “Inconfidência Queijeira”, não é apenas o efeito de iniciativas individuais ou discursos inventivos sobre a imagem do alimento, mas primordialmente uma consequência de evoluções estruturais e institucionais. Com demostrou o trabalho de campo, que acompanhou a trajetória do queijo minas artesanal, desde a fabricação e o consumo ligado a famílias situadas em regiões produtoras de Minas Gerais até o seu trânsito em mercados de excelência, nessas evoluções estão envolvidos atores de mundos sociotécnicos distintos (sanitários, gastronômicos, comerciais etc.), além de atores não humanos (bactérias, fungos e ácaros, entre outros). O elemento essencial na institucionalização desse mercado é a maturação dos queijos, uma prática multiespécie que tem produzido um poder político eficaz ao transformar um alimento popular, envolto em controvérsias sanitárias, num objeto moral consumido por elites. Trata-se de um meio de construção de distinções que vem redesenhando a cartografia de produção, a comercialização e o consumo de uma parcela do alimento fabricado no estado.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Leonardo Vilaça Dupin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.