A sociedade junto ao Estado: política indígena, voto e eleições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56741

Palabras clave:

Protagonismo indígena, Candidaturas indígenas, Eleições, Processo eleitoral, Antropologia política.

Resumen

O livro explora a ampla gama de situações enfrentadas pelos indígenas do Brasil, da Colômbia, do Peru, da Argentina, do México e do Equador na tentativa de penetrar as estruturas políticas de representação não indígenas - especialmente os processos eleitorais no âmbito municipal. A grande maioria dos trabalhos são de natureza etnográfica e alguns outros se apoiam na análise estatística de dados eleitorais e no diálogo com as teorias do voto e processos eleitorais. Ao longo da obra, os vários autores elencam os principais obstáculos e dificuldades que devem ser superados por essa forma de política indígena, exploram o diálogo com uma incipiente antropologia voltada ao estudo do voto, das eleições e dos partidos políticos e, por fim, destacam a importância de uma perspectiva multidisciplinar no estudo do fenômeno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Pereira Rufino, Universidade Federal de São Paulo

Professor na Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em Ciências - Antropologia Social (2002) pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2023-02-27

Cómo citar

Rufino, M. P. (2023). A sociedade junto ao Estado: política indígena, voto e eleições. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 55(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56741

Número

Sección

Resenhas