Trajetórias, trajetos e "motilidade" na Universidade de Brasília

Auteurs

  • Cristina Patriota de Moura
  • Larissa Fernandes Lins de Vasconcelos

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i32.a41462

Mots-clés:

Mobilidade urbana, mobilidade social, motilidade, estudantes universitários.

Résumé

O artigo aborda a articulação entre processos de mobilidade geográfica e social, por meio do conceito de "motilidade" proposto por Vincent Kaufman e seus colaboradores. A reflexão parte do acompanhamento etnográfico de trajetos cotidianos de estudantes do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília residentes em Ceilândia, "cidade-satélite" que recentemente também recebeu um novo Campus da UnB. Utiliza ainda relatos autobiográficos de trajetórias de vida das(os) mesmas(os) estudantes. O objetivo é refletir a respeito de dinâmicas de expansão urbana no DF, expansão universitária no âmbito do Reuni e possibilidades de trânsito de pessoas em formação. A análise visa perceber a multiplicidade das possibilidades de movimento de sujeitos residentes em áreas "periféricas" de uma metrópole.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Cristina Patriota de Moura

É professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, onde coordena o grupo de estudos Urbanidades e Estilos de Vida e colabora com o Observatório da Vida Estudantil. É autora de diversos artigos na área de antropologia urbana e do livro Condomínios no Brasil Central: expansão urbana e antropologia (Editora UnB/ Letras Lives, 2012).

Larissa Fernandes Lins de Vasconcelos

É estudante de Ciências Sociais com habilitação em antropologia pela Universidade de Brasília. É bolsista de iniciação científica pelo CNPq com o projeto "Percursos espaciais e espaço social na biografia de discentes da UnB".

##submission.downloads##

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático