A dança das regras: a invenção dos estatutos e o lugar do respeito nas gafieiras cariocas

Autores

  • Felipe Berocan Veiga

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i33.a41486

Palavras-chave:

Gafieiras, estatutos, dança social, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro.

Resumo

A dança das regras: a invenção dos estatutos e o lugar do respeito nas gafieiras cariocas O presente artigo versa sobre a constituição dos “estatutos da gafieira”, quadro de regras situado na entrada e no salão da Gafieira Estudantina, famosa casa de dança localizada na Praça Tiradentes. Buscam-se identificar os processos de construção moral das ambiências urbanas e as práticas sociais cotidianas relacionadas à dança social no Centro do Rio de Janeiro. Nesses ambientes, a ideia de “respeito” se impõe como categoria fundamental na conformação de um gênero particular de divertimento associado à metrópole carioca. Nesse contexto, as gafieiras promovem um encontro singular entre a dança de salão, a música dos conjuntos e orquestras e a administração familiar comandada por imigrantes galego-espanhóis. Por meio de um sofisticado quadro de regras, que define modos de vestir e de se comportar, as gafieiras dramatizam uma delicada hospitalidade altamente ritualizada e complexas relações entre os chamados mundos da arte, configurando-se como um espaço de convergência interclasse.

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Publicado

2013-05-12

Como Citar

Veiga, F. B. (2013). A dança das regras: a invenção dos estatutos e o lugar do respeito nas gafieiras cariocas. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (33). https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i33.a41486

Edição

Seção

Dossiê Temático