“Os vetos do prefeito": políticas de um plano municipal de educação numa sessão legislativa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.0i43.a41747Mots-clés:
antropologia da política, governança, plano municipal de educação, vereadores, legislativoRésumé
Neste trabalho objetiva-se descrever as experiências dos vereadores natalenses na formulação do Plano Municipal de Educação de Natal (PME), partindo da sessão legislativa de consideração dos vetos às suas emendas, momento o qual é entendido aqui como uma situação social nos termos de Max Gluckman (2010). Nela foram discutidos e votados dois dos onze vetos do Prefeito às emendas parlamentares ao Projeto de Lei do PME criado pela Prefeitura. Os planos de educação têm uma longa história no Brasil, mas apenas na última década foi consolidado como lei de caráter participativo e de discurso humanitário nos três níveis de poderes. Interessando-me entender como os legisladores compreendem e vivem a política diante da formulação de uma política pública, observou-se etnograficamente a perspectiva dos próprios atores que vivem e constituem sua participação na criação de um Plano de Educação da municipalidade. Para os vereadores, as outorgas de vetos às suas mudanças no projeto de lei pelo Prefeito excederam o limite do aceitável, configurando-se em vetos políticos que impedem os legisladores de “participar” da governança da cidade. O que culminou em uma desvinculação entre veto e prefeito por parte de sua base aliada, e de vinculação pessoalizada por parte da “oposição. A pesquisa que compreende esse trabalho constituiu-se de observação etnográfica de uma sessão parlamentar na manhã de 7 de junho de 2016, além da análise concomitante de documentos provenientes do “processo legislativo”, isto é, pareceres técnicos da Procuradoria Legislativa e da Procuradoria do Executivo atrelados a matéria do PME##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2019-01-22
Comment citer
Vieira, C. (2019). “Os vetos do prefeito": políticas de um plano municipal de educação numa sessão legislativa. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (43). https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.0i43.a41747
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Copyright (c) 2019 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.