Genealogia intelectual ou mito de origem? Ronald de Carvalho e a história literária do ensaio ao clássico

Auteurs

  • Vassili Rivron Mestre de Conferências na Universidade de Caen – Basse Normandie (UCBN – França) –, desde 2007. Doutor em Sociologia pela EHESS (2005). Tem lecionado história social e sociologia das mídias na Universidade de Caen e coordena um seminário juntamente com Af

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41874

Mots-clés:

história da literatura brasileira, crítica literária, Ronald de Carvalho, internacional, clássicos, ensaio, consagração.

Résumé

A análise da Pequena História da Literatura Brasileira (1919), de Ronald de Carvalho, revela a complexidade das operações efetuadas para unificar um corpus literário e atribuir a este um sentido nacional. Mas se o texto é eficaz neste processo, vamos mostrar que isso não basta para explicar o sucesso e a consagração da obra como ensaio de referência e clássico escolar, ou os seus usos e percepções pelos leitores. Intervêmnesse processo, de um lado, a trajetória de seu autor (estratégias profissionais, de escrita, de publicação, de consagração) e, de outro, a história do livro em si (formatação do livro, reedições, adaptações sucessivas aos diferentes usos em diferentes esferas de circulação).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2011-10-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático